A Dança Cristã #2ªmódulo aula2 - Unção
As pessoas podem
entender a mensagem transmitida pela dança, mas o que vai fazer com que elas se
sintam tocadas, é a unção! É através da unção que as pessoas serão curadas,
restauradas, libertas. Davi era um ótimo músico. Foi por isso que foi chamado
por Saul para tocar no palácio. Mas o que libertava o Rei era a unção que
estava sobre a vida de Davi.
A unção é imprescindível
na vida de um bailarino. A técnica ajuda como usar de forma correta o seu
corpo. Junte os dois e faça o melhor para Deus!
Isabel Coimbra cita neste texto:
"São
multidões em busca da salvação e os crentes sendo restaurados, vivendo uma nova
vida em Cristo.
Um dos
instrumentos desse avivamento é exatamente o louvor e a adoração e, assim, como
a musica e o canto, a dança vem expressar a sede do coração do ser humano por
mais de Deus. Nesse processo de busca por intimidade com o Pai, seu coração nos
é revelado em canções e gestos que nos envolvem em Seu amor, cada vez que nos
colocamos diante dEle em adoração.
Em se tratando
de evangelismo o primeiro sentimento e a primeira motivação, é exatamente a
adoração, o estar apaixonado por Jesus. Desse sentimento é então gerado uma
necessidade de declarar ao mundo esse amor e anunciar as boas novas àqueles que
ainda não conhecem a Jesus.
Como bem
sabemos, a adoração não é um ato separado do corpo de uma pessoa. Ainda que a
vontade, a razão, a mente e o emocional de alguém possam ser considerados
separadamente, estas são expressões que designam o ser humano por inteiro. Não
somos incumbidos de amar a Deus por partes específicas de nossa personalidade,
mas com todo o nosso ser. E nesse contexto o critério é o mesmo para a dança,
seja no louvor, na adoração, no evangelismo ou em qualquer circunstância que
envolva o nome de Jesus.
Além disso,
gostaria de reiterar que a dança no louvor, na adoração ou no evangelismo não é
uma prática corporal por ela mesma, muito menos uma exibição artística ou um
enfeite na liturgia ou nos impactos evangelísticos. Nela, a essência de total
entrega do adorador se manifesta por uma espontaneidade responsiva, trazendo
toda a congregação ou no caso do evangelismo o público, para momentos de
júbilo, edificação, salvação, libertação, cura e restauração na presença de
Deus. Louvamos a Deus com danças por causa da Sua santidade, da criação e da
redenção do ser humano.
Nessas
circunstâncias, a dança expressa e intensifica o desfrutamento da presença de
Deus e seu relacionamento conosco numa celebração a Ele e com Ele. Não queremos
ser bailarinas, bailarinos ou interpretes, mas adoradores; não realizamos
apresentações, mas ministramos o louvor a Deus, o adoramos ou proclamamos sua
Palavra, e em vez de palco para nós existe o púlpito, lugar de santidade e
autoridade onde a Palavra é anunciada, no nosso caso, com a linguagem da dança.
Nesse contexto,
entendendo a dança como linguagem, seu processo criativo é uma possibilidade de
arte inscrita no corpo, traduzida em metáforas do pensamento e realidade desse
mesmo corpo. Realidade, pois é neste corpo que a dança se estrutura, se molda,
conforma, transforma e disciplina quando ele se faz presente.
Portanto, um
corpo, ao dançar, desenha no tempo e no espaço com seus gestos. São movimentos
orquestrados pelo sensível e pelo inteligível do ser em deslocamento e pelas
impulsões do movimento, gerando formas e (re)formas, em constantes
transformações, tornando a dança uma realidade visível e dinâmica. A exemplo
dos pintores, que usam as cores e as linhas para dar forma no plano pictórico,
ou dos poetas, que se utilizam palavras para construir seus poemas, o bailarino
e o coreógrafo utilizam-se dos gestos corporais para dar forma à dança.
Assim, o gesto
corporal dançante, parte da experiência humana, vem dialogando e participando
da arquitetura da cultura corporal e do viver humano num espaço e num tempo
histórico transitando de certa maneira entre as inúmeras oportunidades de
movimentos, construindo, no contexto da Igreja, uma dança contemporânea
santificada pelo vaso de honra que somos nós no louvor, na adoração e também no
evangelismo.
Nesse caso, a
dança não é um fim em si mesma. É um corpo transfigurando-se em formas que
podem ter vários sentidos: fazer e operar; conceber e imaginar; construir e
constituir; fundar, criar e preparar com o objetivo de primeiro adorar a Deus e
depois, sob a orientação do Espírito Santo e em nome de Jesus, alcançar o
coração dos homens através da salvação, da cura, da libertação, edificação e
restauração de suas vidas."
A
adoração é o principio de tudo.
Um ministério de dança tem como objetivo adorar a Deus. Como em qualquer arte, é uma forma de levar a palavra de Deus de uma forma criativa e expressiva.
A palavra adoração dentro da Bíblia tem um sentido amplo. No Velho Testamento
encontramos cinco palavras para expressar adoração. Cada uma delas tem
implícito um significado especial. Uma delas é "Shachah" que
significa culto, devoção, admiração e oração. Podemos encontrar esta palavra
nos textos de Ex 20:5, Dt 17:3, I Sm 15:25 e 30. Adoração também é
"Shamar" e neste caso significa observar, prestar atenção, guardar as
ordenanças, continuar, possuir, perceber, acompanhar, servir, respeitar,
considerar. Podemos encontrar esta expressão em Oséias 4:10. Esta expressão
está relacionada diretamente à ideia de obediência, atenção às ordens do
Senhor. Outra palavra é "Halal" e neste caso o significado é louvor,
elogio, celebrar, glorificar, comemorar, honrar com alegria, era uma expressão
usada em cultos públicos e uma de suas referências é Salmo 150. Também temos a
palavra "Yadah" que tem um sentido de entrega, de rendição, de
festejar e também de confissão. Podemos entender aí o serviço sagrado e
encontramos esta expressão em Salmo 6:5, I Cro 16:4, Sl 9:1. Existe também a
palavra "Tahilah" e neste caso o significado está relacionado a
cantar, expressar adoração com hinos de agradecimento e louvor. Dt 26:19, Ne
12:46, Sl 40:3 são alguns lugares onde encontramos esta expressão.Um ministério de dança tem como objetivo adorar a Deus. Como em qualquer arte, é uma forma de levar a palavra de Deus de uma forma criativa e expressiva.
A dança é uma linguagem, e um meio de comunicação, por isso se o emissor (bailarino) não souber passar corretamente a mensagem, o receptor não entenderá e isso causará incompreensões e poderá causar conflitos futuros. Dentro da igreja uma palavra mal falada trás maldição. Portanto deve-se ter uma preocupação em ver se o que se pretende fazer tem um respaldo bíblico.
A dança deve levar uma mensagem para a igreja, não apenas dançar por dançar, sem sentido, pois passaria apenas como enfeite em cima do púlpito.
Não
podemos fazer algo sem sentido, sem fundamento e sem respaldo bíblico. As
mensagens que a nossa Dança leva para a igreja deve ter clareza, e
contribuir com a edificação do corpo de Cristo.
Creio que esse trecho do livro uma vida com proposito de Rick Warren explica bem:
"Um dos maiores dons que Deus lhe deu foi a
capacidade de apreciar o prazer. Ele o dotou com cinco sentidos e emoções, para
que você pudesse experimentá-lo. Ele deseja que você aprecie a vida, não se
limitando a apenas suportá-la. O motivo pelo qual você pode sentir prazer é que
Deus o fez à sua imagem.
Nós nos esquecemos com frequência de que Deus também
tem emoções. Ele possui sentimentos intensos. A Bíblia diz que Deus sofre, fica
enciumado e encolerizado, sente compaixão, piedade, tristeza e comiseração, bem
como alegria, regozijo e satisfação. Deus ama, se deleita, sente prazer,
exulta, desfruta e até mesmo ri!
Dar prazer a
Deus é o que se chama “adorar”.
A Bíblia diz: O SENHOR se agrada somente daqueles
que o adoram e confiam em seu amor. Qualquer atitude sua que venha agradar a
Deus é um ato de adoração. Como o diamante, a adoração apresenta várias
facetas. Seriam necessários vários livros para abordar tudo que precisamos
compreender a respeito da adoração; mas nesta parte estudaremos os aspectos principais
da adoração. Os antropólogos perceberam que a adoração é um impulso universal,
posto por Deus na estrutura de nosso ser — uma necessidade intrínseca de nos
ligarmos a Deus. Adorar é tão natural quanto comer e respirar. Quando não
conseguimos adorar a Deus, sempre achamos um substituto, ainda que no fim
sejamos nós mesmos. A razão pela qual Deus nos fez com esse desejo é que ele
anseia por adoradores!
Jesus disse: São estes os adoradores que o Pai
procura. Dependendo de sua formação religiosa, pode ser que você precise
ampliar sua compreensão do termo “adorar”. Você talvez imagine cultos na igreja
em que haja cânticos, orações e se escute uma pregação. Ou talvez você imagine
um cerimonial, velas e uma ceia. Ou talvez ainda imagine curas, milagres e experiências
arrebatadoras. A adoração pode incluir esses elementos, mas vai muito além
dessas manifestações. Adorar é um estilo de vida.
Adoração é muito mais do que música. Para muitas
pessoas, adorar é apenas sinônimo de música. Elas dizem: “Em nossa igreja temos
primeiro a adoração e depois o ensinamento”. Esse é um grande mal entendido.
Todos os momentos do culto em uma igreja são um ato de adoração: a oração, a
leitura da Bíblia, os cânticos, a declaração de fé, o silêncio, manter-se
quieto, ouvir uma pregação, tomar notas, ofertar, assinar um cartão de
compromisso e até mesmo saudar outros adoradores. Na verdade, a adoração é
anterior à música. Adão adorou no jardim do Éden, mas não há nenhuma menção à
música antes de Gênesis 4.21, com o nascimento de Jubal. Se adoração fosse
somente música, então os que nunca se utilizaram da música jamais adoraram.
Adoração é muito mais do que música. De modo ainda mais grave, o termo
“adoração” é muitas vezes utilizado erroneamente em alusão a um estilo musical
específico: “Primeiro cantamos um hino, depois uma canção de louvor e
adoração”. Ou: “Gosto das canções de louvor mais rápidas, mas prefiro as
canções de adoração mais lentas”. De acordo com essa convenção, se uma canção
for rápida, alta ou usar metais, é considerada “louvor”. Mas, se for lenta,
tranquila e intimista, talvez acompanhada por um violão, é “adoração”. Esse é
um uso inadequado e bastante comum da palavra “adoração”.
Adoração não tem relação com o estilo, volume ou
andamento da música. Deus ama todos os tipos de música porque ele inventou
todas — rápidas e lentas, altas e suaves, antigas e modernas. É provável que
você não goste de todas, mas Deus gosta! Se ela é oferecida a Deus em espírito
e em verdade, então é um ato de adoração. Os cristãos frequentemente discordam
quanto ao estilo de música a ser utilizado na adoração, defendendo
apaixonadamente seus estilos preferidos como se fossem os mais bíblicos ou
reverentes a Deus. Mas não existe um estilo bíblico! Não existem notas musicais
na Bíblia, e nós nem temos os instrumentos que eles utilizavam nos tempos
bíblicos. Para ser sincero, o estilo musical que você prefere diz mais sobre
você — sua formação e personalidade — do que sobre Deus. O som de um grupo
étnico pode soar barulho para outro. Mas Deus gosta de diversidade e aprecia a
todos. Não existe nada como música “cristã”; existe apenas letra cristã. É a
letra que torna uma canção sagrada, e não a melodia.
Não existem melodias espirituais. Se eu tocasse para
você uma música sem a letra, não haveria como saber se é uma canção “cristã”.
A adoração
não é para nosso benefício. Como pastor, recebo bilhetes dizendo: “Eu amei a
adoração de hoje. Foi muito bom para mim”. Esse é outro mal entendido a
respeito da adoração. Ela não é para nosso benefício. Quando adoramos, nosso
objetivo é agradar a Deus, não a nós mesmos. Se você alguma vez já disse “Não
aproveitei em nada a adoração de hoje”, você adorou pelos motivos errados. A
adoração não é para você, é para Deus. Logicamente, a maioria dos cultos de
adoração também tem elementos de comunhão entre os irmãos, edificação e
evangelização; e existem benefícios na adoração, mas nós não adoramos para
nossa satisfação. Nossa motivação é glorificar e agradar ao nosso Criador. No
capítulo 29 de Isaías, Deus reclama de uma adoração sem entusiasmo e hipócrita.
As pessoas estavam oferecendo a Deus orações insípidas, louvores fingidos,
palavras vazias e rituais artificiais sem que seu significado fosse levado em
consideração. O coração de Deus não é tocado pela tradição na adoração, mas
pela paixão e pelo empenho. A Bíblia diz: O SENHOR diz: “Esse povo se aproxima
de mim com a boca e me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de
mim. A adoração que me prestam é feita só de regras ensinadas por homens”.5
A adoração
não é parte de sua vida; ela é a sua vida. Não o adore somente nos cultos na
igreja, pois nos foi dito: Procurem a ajuda do SENHOR; estejam sempre na sua
presença e Cantem glórias e louvem ao Senhor desde o nascer até o pôr-do-sol.
Na Bíblia, as pessoas louvavam a Deus no trabalho,
em casa, na batalha, na prisão e até mesmo na cama! Louvar deveria ser sua
primeira atividade, assim que abrisse os olhos pela manhã, e sua última
atividade, ao fechá-los à noite. Davi disse: Eu agradecerei ao SENHOR O tempo todo.
Minha boca sempre o louvará. Cada atividade pode ser transformada em ato de
adoração, quando você a faz para louvar, glorificar e agradar a Deus.
A Bíblia diz: Assim, quer vocês comam, bebam ou
façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.10 Martinho Lutero
disse: “Uma ordenhadora pode tirar o leite das vacas para a glória de Deus”.
Como é possível fazer tudo para a glória de Deus?
Ao fazer tudo como se estivesse fazendo para Jesus e
mantendo uma conversa contínua com ele durante sua atividade. A Bíblia diz:
Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os
homens.
Este é o segredo de um estilo de vida em adoração — fazer todas as
coisas como se fosse para Jesus. A Bíblia, na paráfrase The Message [A Mensagem],
diz: Pegue sua vida diária e comum — seu dormir, comer, trabalhar e passear — e
ponha diante do Senhor como oferta. O trabalho se torna adoração quando você o
dedica a Deus e o realiza consciente de sua presença. Logo que me apaixonei
pela minha esposa, pensava nela o tempo todo: no café da manhã, dirigindo para
a escola, assistindo às aulas, na fila do supermercado, abastecendo o carro —
eu não conseguia parar de pensar nessa mulher! Eu constantemente falava com
meus botões sobre ela e pensava sobre as coisas que eu amava nela. Isso fazia
com que eu me sentisse perto de Kay mesmo quando estávamos separados por vários
quilômetros de distância e íamos para faculdades diferentes. Pensando nela
constantemente, eu estava permanecendo no seu amor. Esta é a verdadeira
adoração — apaixonar-se por Jesus."
EAD Vivian Lazzerini – Curso Dança
Ministerial Módulo Teórico: Adoração com Dança – Jovens Senhoras e
Senhoras
Faac Unesp –SP www.faac.unesp.br
Alongamentos www.alongamento.com
Estudo Adoração Cleonice Russo
Livro: Eutonia – Educação do Corpo
para Ser Autor: Berta Vishnivetz Câmara Brasileira do Livro, SP - Brasil
http://www.lagoinha.com/ibl-vida-crista/danca-na-igreja-a-adoracao-e-o-principio-de-tudo/
http://www.estudiodocorpo.com/estudos/item/80-estruturando-o-ministerio-de-danca-na-igreja
Entrevistas
http://blogdancacomproposito.blogspot.com.br/2012/12/tecnica-x-uncao.html
Trecho do livro uma vida com propósito de Rick Warren cap 8.
Comentários
Postar um comentário