A Dança Cristã #1ªmódulo aula2 - Ministério de dança (Descrição e Duvidas)

1 - Ministério = Grupo?

Olá!!
Vamos para mais uma aula

Primeiramente quero definir no dicionário o que quer dizer essas duas palavras: Ministério e grupo

Ministério
substantivo masculino1.execução de uma tarefa, de uma obra; atividade, trabalho, mister.2.ocupação exercida por alguém; cargo, função, profissão.

Grupo
substantivo masculino1.conjunto de pessoas ou coisas dispostas proximamente e formando um todo."g. de árvores"2.determinado número de pessoas. "encontrou-se com um g. de amigos"

Com estas informações, agora vamos falar dessas diferenças, as quais pesquisei, e achei interessante envolver nesse módulo, como pesquisa. 

Encontramos vários grupos ministeriais ou não, de diversos segmentos e denominações, assim com vários princípios e regras de conduta e direção. Uns estão para apenas serviço esporádicos, outros estão no ato do louvor, outros como profissionais alem de ministros, outros como instrumentos de evangelismo, profetas etc. Criticas? Nenhuma. 

Mas vou destacar meu ponto de vista neste conceito.Visto acima que no dicionario difere Ministério de Grupo de uma forma que vou nomear como Quantitativo e qualitativo, porque?

No dicionário informa que um ministério é ação, e que o grupo é quantidade de pessoas.Sendo assim, para mim, um complementa o outro.Hoje encontramos Companhias de dança Cristã, escolas, cursos etc. Igrejas estão se aperfeiçoando, e dificilmente você encontrará um ministério ou um grupo com apenas uma pessoa ministrando. 

"Ministrando?" 

Verdade, quem dança na igreja, ministra dança. Executa dança. Assim como o ministro de louvor, ministra o louvor, canta, profetiza.Podemos dizer que em um grupo de dança cristã temos ministros de dança. Logo esse grupo é ministerial.

Entenderam?

É a mesma coisa.

2 - Ministério de Dança e de Coreografia.

Existem ministérios que além de ministrarem coreografias em redes, eventos etc., também ministram
no ato do louvor nos cultos de celebração entre outros. A diferença está que não é trabalhado apenas uma coreografia, mas sim várias técnicas onde facilitará a ministração no ato do louvor.

3 - Chamado ou vocação 

O chamado no dicionário como adjetivo significa convidado, escolhido, designado, e a vocação é um efeito de chamar. Apelo ou inclinação para o sacerdócio ou para a vida religiosa.
Sendo assim com esses conceitos, podemos dizer que um ministro foi escolhido para exercer uma determinada função no reino. E o seu talento (vocação) determina de como ira executar o seu chamado. No entanto o ministro de louvor canta, e o de dança, dança!

Uma das coisas que o ministro de dança possa obter sucesso em seu ministério, é este ter convicção de sua missão. Um ministro seja para qual area que for, não saber o motivo que faz parte do grupo, sem foco para o que Deus quer fazer na vida dEle e através de sua arte, é como um peixe fora da água: pula muito, mais esta morrendo;  Um viajante sem destino ou rota de chegada; O sol sem sua luz e calor; Uma casa sem alicerce e tudo mais que não tem sentido.
O Ministro precisa ter a certeza de seu chamado. Sem o qual não irá muito além de onde Deus quer leva lo.



4 - Fatores que não podemos ignorar
 Esclarecer que ministério, nunca foi uma profissão, mas sim “chamado e vocação” -
 (Ef4.11; Hb5.4). A certeza do chamado faz o ministro “superar” os obstáculos - (Nm12.1-16; At14.19-22).
O chamado acompanha a “missão”, faz ter convicção para onde deve ir e não ir, ou seja, estabelece seus alvos e metas. 


Quando analisamos mais a fundo encontramos pelo menos dois grupos: o da motivação errada e a motivação correta. 

A maneira errada de entrar para um ministério: Por salário; por status; por fama; por posição; por orgulho entre outros;


A nossa motivação deve ser por amor as almas, convicção pessoal, por amor a Deus, por missão e propósito divino, por chamado e para propagar o Reino de Deus.

Fonte: 
Observações e resumo de algumas Apostilas dos Cursos Dança Cristã.
Dicionário (Google search)
http://leiaabiblia.blog.br/o-que-e-ministerio/
Blogs e entrevistas diversas.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Dança Cristã #1ªmódulo Aula5 - Condutas nos ministério de dança

A Dança Cristã #1ªMódulo aula1 - Dia de História - Origem da dança Cristã

A Dança Cristã #2ªmódulo aula9 - Técnica (Recursos Coreográficos)