A Dança Cristã #1ªMódulo aula1 - Dia de História - Origem da dança Cristã

  1 O que é Dançar

O surgimento da dança, se deu ainda na Pré-História, quando os homens batiam os pés no chão. Com as transformações sociais da época moderna, começou-se a questionar certos virtuosismos presentes no balé e começaram a aparecer diferentes movimentos de Dança Moderna.
O significado da dança vai além da expressão artística, podendo ser vista como um meio para adquirir conhecimentos, como opção de lazer, fonte de prazer, desenvolvimento da criatividade e importante forma de comunicação. Através da dança, uma pessoa pode expressar o seu estado de espírito. A dança pode ser acompanhada por instrumentos de percussão ou melódicos, ou ainda pela leitura de diferentes textos. Pode existir como manifestação artística ou como forma de divertimento ou cerimonia. Atualmente, a dança manifesta-se nas ruas, em eventos como vídeo-clip ou em qualquer outro ambiente em que for contextualizado o propósito artístico.

1.1  A Dança e sua história

A dança é uma das três principais artes cênicas da antiguidade, ao lado do teatro e da música. No antigo Egito já se realizava as chamadas danças astro-teológicas em homenagem a Osíris. Na Grécia, a dança era frequentemente vinculada aos jogos, em especial aos olímpicos. A dança caracteriza-se pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos (coreografia) ou improvisados (dança livre). Na maior parte dos casos, a dança, com passos ritmados ao som e compasso de música e envolve a expressão de sentimentos potenciados por ela.
Existem também várias pinturas rupestres da Pré-história nas quais aparecem manifestações de danças em roda e em filas. É uma das formas de expressão de sentimentos mais antigas usadas pelo Homem. 
No período Paleolítico é possível encontrar pinturas de pessoas dançando. O povo primitivo iniciou a arte de dançar e a praticava em diferentes ocasiões: no período de colheitas, nos rituais aos deuses, na época das caçadas, nos casamentos, em momentos de alegria ou tristeza, ou ainda, em homenagem à mãe natureza. É considerada a mais completa das artes, pois envolve elementos artísticos como a música, o teatro, a pintura e a escultura, sendo capaz de expressar tanto as mais simples, quanto as mais fortes emoções.


A Bíblia faz referência a várias danças sagradas ou profanas, como o rei Davi (2 Samuel 6:14) e profetas de Baal (I Reis 18:26). No Egito existiam danças fúnebres, danças das colheitas e as danças de culto (em adoração a Osíris, por exemplo).
O cristianismo tentou combater a dança como um ritual de idolatria. Apesar disso, a Igreja não proibiu todas as formas de dança, sendo que algumas danças feitas em procissões eram permitidas. Durante o Renascimento muitas danças populares ficaram mais estilizadas e surgiram escolas de dança artística a partir do século XV.



A dança teve forte influência nas sociedades ao longo dos tempos. Como via de socialização e disseminação de cultura, proporcionou ao mundo o conhecimento sobre a diversidade cultural dos diferentes povos em todo mundo, especialmente através das danças folclóricas. 
É uma linguagem universal, pois torna possível contar uma história com o início, meio e fim, e através dos movimentos dançados mais as pantomimas, que são peculiares a mais do que uma palavra, daí a preocupação com essa forma de linguagem. Preciso saber se o que estou querendo transmitir e comunicar será bem esta forma de expressão, vencemos as barreiras da língua e falamos com as emoções. Os movimentos falam. Um gesto pode ferir compreendido através dos movimentos executados. Não devo falar por falar, dançar por dançar e sim pensar, refletir para então me fazer entender e o mesmo devem acontecer com a montagem coreográfica, ou a dança propriamente dita.




1.2 A dança na igreja

O objetivo da dança é levar a igreja à presença e a adoração a Deus.  A dança tem o objetivo muito profundo, que os gestos sejam um verdadeiro louvor e adoração e assim, levem as pessoas a presença de Deus. E não devemos levar as pessoas a se movimentarem, mas sim a louvarem a Deus. A finalidade não é animar o povo mas sim, levá-los a uma experiência profunda com o Espírito Santo.  
Sabemos que a origem da dança foi junto com a religião ou como consequência da religião. (Livro de José Faro. A pequena história da dança)
A dança era e ainda é uma forma de comunicação com o seu Deus para pedir ou agradecer.
Quando dançamos, dentro do contexto igreja, em cima de um altar, púlpito, nossa dança é um sacrifício ao Senhor como os sacrifícios que os sacerdotes levavam ao altar nos tabernáculos. (Antigo Testamento)
E também temos a responsabilidade de conduzir a igreja a adorar também ao Senhor. Com os nossos gestos, levamos as pessoas a liberdade de expressão e comunicamos a música com o nosso movimento.
Conseguimos perceber a inclusão da dança na igreja brasileira desde 1998 mais ou menos. Mas, vejamos, isso também é um processo histórico, pois a dança já fazia parte da manifestação religiosa do povo hebreu.

A dança foi excluída da liturgia cristã com o pensamento da "dicotomia do corpo" em que o corpo aprisionava nossa alma e nos impedia de se aproximar de Deus. Sendo assim, tudo que vem do meu corpo é mal, pecado. Sendo a dança uma linguagem corporal ela é banida da igreja. Ou seja, vivemos a realidade um retorno da dança como forma de adoração.
Dançar é uma forma de louvar a Deus com todas as nossas forças! Na Bíblia os israelitas dançavam na presença de Deus para mostrar sua alegria. Dançar é uma expressão de alegria. Pessoas tristes não dançam, mas Deus promete mudar nossa tristeza em danças de alegria! 
Mas também podemos usar a dança como uma coisa ruim. Uma jovem seduziu o rei Herodes com sua dança e manipulou-o a matar João Batista. Por outro lado, quando a esposa de Davi o censurou por dançar de forma pura perante Deus, ela foi castigada. Não devemos rejeitar toda a dança como sendo ruim.

Versiculos para estudo:
Mudaste o meu pranto em dança,
a minha veste de lamento em veste de alegria, para que o meu coração
cante louvores a ti e não se cale.
Senhor, meu Deus,
eu te darei graças para sempre. 
Salmos 30:11-12

Alegre-se Israel no seu Criador,
exulte o povo de Sião no seu Rei! Louvem eles o seu nome com danças;
ofereçam-lhe música
com tamborim e harpa. 
Salmos 149:2-3

louvem-no com tamborins e danças,
louvem-no com instrumentos de cordas
e com flautas, louvem-no com címbalos sonoros,
louvem-no com címbalos ressonantes. Tudo o que tem vida louve o Senhor!
Aleluia! 
Salmos 150:4-6

Então Miriã, a profeti­sa, irmã de Arão, pegou um tamborim e todas as mulheres a seguiram, tocando tamborins e dançando. E Miriã lhes respondia, cantando:
"Cantem ao Senhor,
pois triunfou gloriosamente.
Lançou ao mar o cavalo
e o seu cavaleiro". 
Êxodo 15:20-21

Dos nossos corações fugiu a alegria;
nossas danças se transformaram
em lamentos. A coroa caiu da nossa cabeça.
Ai de nós, porque temos pecado! 
Lamentações 5:15-16

Então as moças dançarão de alegria,
como também os jovens
e os velhos.
Transformarei o lamento deles
em júbilo;
eu lhes darei consolo e alegria
em vez de tristeza. 
Jeremias 31:13

tempo de chorar e tempo de rir,
tempo de prantear e tempo de dançar, 
Eclesiastes 3:4

Quando os soldados voltavam para casa, depois que Davi matou o filisteu, as mulheres saíram de todas as cidades de Israel ao encontro do rei Saul com cânticos e danças, com tamborins, com músicas alegres e instrumentos de três cordas. As mulheres dançavam e cantavam:
"Saul matou milhares;
Davi, dezenas de milhares". 
1 Samuel 18:6-7

Quando a filha de Herodias entrou e dançou, agradou a Herodes e aos convidados. O rei disse à jovem: "Peça-me qualquer coisa que você quiser, e eu darei". E prometeu-lhe sob juramento: "Seja o que for que me pedir, eu darei, até a metade do meu reino". Ela saiu e disse à sua mãe: "Que pedirei?"
"A cabeça de João Batista", respondeu ela. 
Marcos 6:22-24

Quando Moisés aproximou-se do acam­pamento e viu o bezerro e as danças, irou-se e jogou as tábuas no chão, ao pé do monte, quebrando-as. 
Êxodo 32:19

Da­vi, vestindo o colete sacerdotal de linho, foi dançando com todas as suas forças perante o Senhor, en­quanto ele e todos os israelitas levavam a arca do Senhor ao som de gritos de alegria e de trombetas. 
2 Samuel 6:14-15

Voltando Davi para casa para aben­çoar sua família, Mical, filha de Saul, saiu ao seu encontro e lhe disse: "Como o rei de Israel se destacou hoje, tirando o manto na frente das escravas de seus servos, como um homem vul­gar!" Mas Davi disse a Mical: "Foi perante o Senhor que eu dancei, perante aquele que me escolheu em lugar de seu pai ou de qualquer outro da família dele, quan­do me designou soberano sobre o povo do Senhor, sobre Israel; perante o Senhor celebrarei e me rebaixarei ainda mais, e me humilharei aos meus próprios olhos. Mas serei honrado por essas escravas que você mencionou". E até o dia de sua morte, Mical, filha de Saul, jamais teve filhos. 
2 Samuel 6:20-23

Fonte:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Dança
https://www.bibliaon.com/danca/
Textos extraído de apostilas de dança Cristã
Entrevistas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Dança Cristã #1ªmódulo Aula5 - Condutas nos ministério de dança

A Dança Cristã #2ªmódulo aula9 - Técnica (Recursos Coreográficos)