A Dança Cristã #2ªmódulo aula8 - Técnica (Interpretação e Expressão)
Olá
Deus ama a excelência, e o ballet vai trazer uma certa ordem e organização para a sua ministração.
E vamos precisar trabalhar com a modalidade contemporâneo. O contemporâneo ele é inserido em seu perfil, pois ajuda na expressão como estudamos.
Vamos conversar sobre Interpretação e expressão?
Falamos em teoria sobre técnica e unção, agora que já tem ideia de qual é o seu perfil (modalidade) vamos saber como trabalhar com a dança Cristã no seu perfil.
Primeiramente... esqueça o seu perfil, por enquanto.
Vamos precisar primeiro, como informei, de praticar postura do Ballet. Por que?
Então vamos iniciar.
Falamos em teoria sobre técnica e unção, agora que já tem ideia de qual é o seu perfil (modalidade) vamos saber como trabalhar com a dança Cristã no seu perfil.
Primeiramente... esqueça o seu perfil, por enquanto.
Vamos precisar primeiro, como informei, de praticar postura do Ballet. Por que?
Então vamos iniciar.
Deus ama a excelência, e o ballet vai trazer uma certa ordem e organização para a sua ministração.
E vamos precisar trabalhar com a modalidade contemporâneo. O contemporâneo ele é inserido em seu perfil, pois ajuda na expressão como estudamos.
Interpretação
Para iniciar a nossa aula vamos falar de algo muito importante em toda dança, mas principalmente para o ministério de dança.
Interpretação.
Não podemos levar em consideração apenas ouvir o ritmo da música. Pois a letra é mais importante.
Através da letra seremos ministrados, e com o fluir os gestos darão sentido para a mensagem que Deus quer revelar.
Expressão
A expressão é trabalhada junto com a interpretação.
Ao definir os sentimentos que a letra da canção informa, e os gestos estabelecidos, seu rosto trabalha em demonstrar o que está sendo pedido e a velocidade do movimento dá a dimensão do que está acontecendo.
Sentimentos como amor, raiva, incerteza, confusão, medo etc., podem.ser feitos com uma mesma movimentação porém coma expressão e velocidade condizente com o que pede a letra da canção.
Para BEJAR, a dança engaja o indivíduo a se entregar de corpo, alma e coração, e com isso entende-se que, além de movimentos lapidados e limpos, deve-se conter dentro deles expressão e os sentimentos particulares de cada bailarino.
Todo indivíduo capaz de dançar é considerado livre de
tensões negativas e grande possuidor de tensões positivas pelo prazer que a dança
proporciona.
Segundo ELLMERICH (1964), a dança é um ritmo mudo, é a música
visível.
Para MENDES (1987), a dança é composta por movimentos e
gestos, dentro de um ritmo, fator importante e indispensável para que a
atividade seja considerada como dança.
NANNI (1995) complementa afirmando que “Dança é a expressão
da harmonia universal em movimento” (p.1), o que se assemelha à ideia de BEJART
(apud GARAUDY, 1980), para quem “a dança é uma das raras atividades humanas em
que o homem se encontra totalmente engajado: corpo, espírito e coração “(
p.8).
PORTINARI (1985) destaca que a dança é uma comunicação
dispensando jogo de palavras.
O movimento expressivo representa uma forma assumida pelo
corpo ao existir e, também, pelo sentir e mover-se, através de emoções
interiores. Então, corpo e mundo existem e se comunicam através das diversas
maneiras e formas propostas pelo movimento expressivo no espaço rítmico, sendo
assim, o espaço existente no corpo entre si mesmo e o mundo pode ser preenchido
pela expressividade.
Para CHANLANGUIER e BOSSU (1975), a expressão corporal é uma
das técnicas que restaura uma unidade, muitas vezes perdida, reformulando a
criatividade corporal.
Segundo STOKOE e HARF (1987), expressão corporal é uma
linguagem, através da qual o ser humano expressa sensações, emoções,
sentimentos e pensamentos com seu corpo. O ser humano, para expressar seus
próprios atos, não precisa de instrumentos, passa a ser o próprio instrumento,
onde pode sentir-se, perceber-se, conhecer-se e manifestar-se. A Expressão
Corporal é, então, considerada como um aprendizado em si mesmo e um estilo
pessoal, o que a liga diretamente com a dança, no sentido de que esta pode ser
considerada como instrumento para manifestação de conteúdos próprios.
Tanto na dança
quanto na expressividade, as características da prática variam conforme os
objetivos propostos. Na dança, os estilos mais encontrados nos dias de hoje,
devido à facilidade de oferta de mercado e, também, pelas tendências de
modernismo são: clássico, moderno, jazz, sapateado, dança contemporânea, entre
outros. Existem, também, as danças folclóricas, que são mais utilizadas fora
das academias, particularmente nas escolas, ou em determinadas comunidades, com
o intuito de preservar culturas.
O Ballet Clássico caracteriza-se pela manutenção da técnica
de execução e de posições pré-estabelecidas. Dentro deste estilo existem 3
outras modalidades, que utilizam a mesma base clássica de movimentos que são: o
ballet moderno, a dança moderna e a dança contemporânea. O ballet moderno
surgiu como certa oposição ao ballet clássico, na tentativa de instaurar temas
mais contemporâneos; a dança moderna procurou inovar, no que diz respeito à
técnica de movimento utilizada, com o objetivo de dar nova finalidade, onde a
expressão era o objetivo maior e, finalmente, a dança contemporânea, que
buscava em seu contexto a expressão sem preocupações de sentido ou conteúdo.
É importante
ressaltar que as finalidades e objetivos, tanto do clássico como das suas
modalidades persistem inalterados até hoje, mantendo-se quase idênticos ao que
eram no início. O surgimento do jazz, de origem na cultura africana,
influenciou a música e a dança em todas as suas manifestações socioculturais.
Este estilo de dança sofreu várias outras influências, dando origem a inúmeros
outros tipos e estilos de dança. Hoje, a dança jazz apresenta-se voltada para
temas mais livres e sem influências específicas.
Existem vários outros tipos de dança, mas vê-se que quase
todas, de uma maneira geral, se originam ou são influenciadas por adaptações da
dança clássica, pois esta é a base para todas as outras modalidades de
dança.
Sendo assim, é importante entender e ressaltar
que trabalhar as técnicas na dança são fundamentais, porém deve-se atrelar o
trabalho da expressivo, ou seja, para que ambos, tanto técnica como
expressividade sejam trabalhados, afim de um complementar o outro. Para BEJAR, a dança engaja o indivíduo a se entregar de corpo, alma e coração, e com isso entende-se que, além de movimentos lapidados e limpos, deve-se conter dentro deles expressão e os sentimentos particulares de cada bailarino.
Vamos usar na prática?
Salmo 23
Salmo 23
O Salmo 23, fala de proteção, em geral proteção, é o carro chefe do texto.
Porém nos versos ele navega em outros sentimentos... que junto com a proteção lhe dará sentido... e movimentos interessantes.
Agora é a hora de explorar as diversidades dos movimentos. Com a organização do ballet e a diversidade do contemporâneo, dentro do seu perfil monte passos com esse texto. Você tentará falar com os movimentos a mensagem que ele transmite.
Esses texto é cantado pela cantora Aline Barros - com o mesmo nome: Salmo 23.
Depois que se sentir seguro ministre com a música. Lembre se, precisamos ser ministrados para que o Espírito Santo conduza. Faça esse exercício em todos os louvores que chegarem até você.
Experimentos contemporâneo
1 Vamos experimentar as emoções.
Um ótimo exercício é criar situações e essas situações ser transmitidas através de nossos gestos.
O teu amor me refaz de Diante do trono, nos ajuda a discutir sobre alguns sentimentos que o 5 personagens passam.
A importância desse exercício não é apenas levar a mensagem mas desafia expor todas as emoções.
É literalmente viver a dor do outro.
2 movimentos da natureza
Sons da natureza, retrata esse exercício. Na Bíblia fala muito do vento, fogo, água, terra, caminhar, voar como uma Aguia, lírios do campo.... etc., imitar esses sons mas com gestos ajuda muito para adquirir os um ouvido aguçado e atento a cada movimentação do corpo.
Há diversos tipos de exercícios, que iremos explorar na aula prática.
Fonte: Apostila Dança Cristã - Ead Vivian Lazerine Expressividade
Fonte: Apostila Dança Cristã - Ead Vivian Lazerine Expressividade
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